domingo, 19 de dezembro de 2010

Como fazer uma composição com o rácio de Fibonacci (proporção divina)

Depois de saber que, regra geral, colocar o objeto no centro da fotografia nem sempre é o ideal, e que deve usar a regra dos terços – depois da regra dos terços, vem um detalhe maior: o rácio de Fibonacci. Tal como tudo, a regra dos terços funciona em alguns casos, e é uma ótima ajuda, mas se conhecer e dominar o rácio de Fibonaci na fotografia, verá que nunca olhará para uma fotografia da mesma forma.

Como usar as linhas verticais na composição de uma fotografia

As linhas verticais na composição de uma fotografia são excelentes para dar caráter e criar uma afirmação. Acima de tudo, as linhas verticais criam força, basta imaginar uma fotografia de arranha-céus ou um horizonte de troncos de árvores.

Como usar um enquadramento apertado para dar mais ênfase à fotografia

Enquadramentos apertado

O enquadramento da fotografia é muito importante, e um bom enquadramento apertado conferirá à fotografia uma sensação de infinito. Quer seja se fotografe já num enquadramento apertado ou se faça posteriormente o crop da imagem (cortar uma determinada parte, re-enquadrando a fotografia) poderá trazer uma nova dimensão à fotografia.

8 presentes de Natal para quem gosta de fotografia

Criança com maquina fotografica

Se tem um familiar ou amigo que é apaixonado pela fotografia, ficam aqui 8 sugestões de presentes de Natal apropriados para cada tipo de personalidade fotográfica.

8 passos para tirar fotografias super macro

Fotografia em super macro

Se as fotografias macro já permitem fazer grandes close-ups de pequenos objetos, exibindo-as praticamente no seu tamanho original, então a fotografia super macro vai ainda mais longe… neste caso, ainda mais perto!

Como ser um fotógrafo de casamento de sucesso e renome

 Fotografia num casamento

Todos os fotógrafos sonham em ser famosos e em ter o seu trabalho reconhecido, independentemente da área em que o fazem. Se pretende ser um fotógrafo de casamento de sucesso e que o seu nome seja reconhecido pela qualidade, deve ler as seguintes dicas.

Balanço do branco (White balance/WB) na fotografia

Balanço do branco nas fotos

Os olhos humanos são bons a distinguir o branco entre as distintas cores, mas uma câmara digital na maioria das vezes tem uma grande dificuldade em reconhecer o branco, especialmente se for usada a opção automática do balanço do branco (AWB).

A função do balanço do branco permite eliminar cores que não reflectem a realidade fotografada. Um balanço do branco correto deve ter em consideração a “temperatura da cor” da fonte de luz, o que significa se a cor da luz é quente ou fria.

O que é o ISO na fotografia digital

 ISO na fotografia digital

Antes de mais é melhor dizer que, na fotografia tradicional, é o ISO que indica a sensibilidade da película à luz. Usualmente a película fotográfica vem com um número associado: 100, 200, 400, 800… Quanto menor o número associado à película, menor a sensibilidade da película à luz; significando que o grão da película é mais fino, logo deixa “entrar menos luz”. Portanto, quanto menor a iluminação maior deverá ser o valor do ISO (ASA) da película.

10 dicas para fotografar um casamento

Noivos

Se vai fotografar o seu primeiro casamento, escusado será dizer que está com os nervos à flor da pele. Se vai fotografar um casamento, que bem pode ser de um familiar que ache que você tem talento para o fazer, antes de mais é muito importante saber o que vai necessitar fazer para que as fotografias saiam as melhores possíveis, e que no final os noivos fiquem satisfeitos e você seja um fotógrafo de casamento bem-sucedido.

Modos de medição de luz – exposição automática

Modos de medição de luz

Hoje em dia as máquinas fotográficas digitais já possuem fotómetros embutidos (medidores de luz), e modos de exposição que fazem muitas vezes um bom trabalho no cálculo da exposição. Porém, o fotómetro da câmara fotográfica apenas mede a luminosidade de um cenário e nem sempre os modos disponíveis são os ideais para conseguir a exposição desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário