sábado, 20 de agosto de 2011

Pisicologia Hoje


Psicologia significa o estudo da alma. É a ciência que se dedica a estudar o indivíduo em sua essência: sua mente, razão, instintos, desejos, emoções, comportamentos e seus conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo.
Existem muitas formas de entender e conceituar os conteúdos psicológicos e, dependendo do enfoque dessa análise, surgem as diferentes teorias que vão compreender e explicar a natureza humana, as chamadas abordagens ou linhas teóricas da Psicologia como a Psicanálise, a Psicologia Existencial-Humanista, o Psicodrama, a Psicologia Comportamental, entre outras.
Embora cada uma delas estude o homem de uma forma diferente, todas buscam compreendê-lo de maneira global e todas contribuem na obtenção de uma visão mais precisa e detalhada da condição e das características humanas.
Da mesma forma que muitas são as abordagens psicológicas, são muitas também as técnicas para aplicar clinicamente os conhecimentos psicológicos. A aplicação clínica das técnicas psicológicas com objetivo de tratamento é chamada Psicoterapia. A Psicoterapia objetiva auxiliar o indivíduo a lidar com suas emoções e com seus conflitos psicológicos da mesma forma que um oftalmologista auxilia aqueles que estão sofrendo um problema de visão ou um dentista auxilia aquele que tem uma dor de dente.
Parece lógico alguém que não está enxergando bem procurar um oftalmologista ou alguém que quebrou um dente procurar um dentista, mas por que ainda é tão complicado para aqueles que sofrem com seus problemas psicológicos, procurar um psicólogo?
Existem muitas respostas possíveis para esta pergunta como o antigo preconceito de que a Psicologia só trata de loucos, a idéia de ser um tratamento caro ou então muito demorado, etc. Assim, a pessoa até pensa em buscar ajuda, mas por vergonha ou desinformação, acaba desistindo. A Psicoterapia, ao contrário do que muitos pensam, é um tratamento com começo, meio e fim onde o psicólogo aplica seus conhecimentos para diagnosticar o problema, entender e criar estratégias, juntamente com o indivíduo que o procurou, para solucioná-lo.
Assim como o médico vai diagnosticar e tratar aquele problema físico, o psicólogo vai tratar suas dores emocionais.
Mas que dores são essas?
As angústias, medos, ansiedades, os problemas de relacionamento, as depressões e tantas outras dificuldades e inquietações que dificultam ou, até mesmo, impedem o desenvolvimento saudável da vida da pessoa que sofre por não saber lidar com elas. A psicoterapia é o caminho de enfrentamento dessas questões que incomodam. É um cuidado que se tem com sua saúde emocional. Ter saúde não significa apenas não ter alguma doença instalada no corpo ou na mente, ter saúde significa viver bem, ter qualidade de vida, dispor de bem-estar físico, psíquico e social. Infelizmente nem sempre conseguimos manter esse bem-estar e uma boa qualidade de vida. São muitas as razões que temos hoje em dia para que algum desequilíbrio aconteça.
Temos tantos compromissos a cumprir, papéis a desempenhar, contas a pagar, problemas para solucionar... Estamos diariamente expostos a fatores estressantes que estão por toda parte: trânsito, violência urbana, poluição sonora, visual, ambiental, falta de um período reservado ao descanso, desentendimentos com amigos ou familiares, problemas no trabalho, em casa ou mesmo tantos outros motivos particulares e únicos que podem nos levar a alguma alteração de ordem física ou psicológica das quais sentimos não poder dar conta sozinhos. É comum sentir-se exausto depois de um dia cheio de atividades e de correria, tristes após uma briga com o namorado, um parente ou algum amigo querido.
Às vezes acordamos com preguiça, mal-humorados ou então ficamos desencorajados de sair de casa para trabalhar em um dia frio e chuvoso. Tudo isso faz parte do nosso cotidiano, principalmente nas grandes cidades. Porém, esses problemas vêm e vão, são acontecimentos comuns do ambiente em que vivemos e cada indivíduo a seu modo, cria estratégias para lidar com eles.
Buscamos fontes de alegria e prazer de diversas formas como no happy hour com os colegas após o trabalho, em casa vendo um bom filme, passando alguns momentos com a família.
Realizamos coisas que nos fazem bem, nos trazem descanso ou satisfação e assim vamos vivendo, trabalhando, correndo atrás de nossos objetivos, sonhos, deveres e construindo nossa história.
Lidamos com nossos problemas, enfrentamos as dificuldades que vão surgindo e aproveitamos os bons momentos que vivemos, mas o que fazer quando as coisas não ocorrem assim? Existem muitas pessoas que se sentem mal freqüentemente, não conseguem levar bem suas vidas, mas preferem mascarar seu sofrimento e esperar que ele passe por si só. Pensam que nada podem fazer a respeito, mesmo sentindo-se infelizes e inadequadas, querem falar e não sentem que são realmente ouvidas ou compreendidas pelas pessoas de seu convívio.
Alguns se calam, preferem se isolar. Há aqueles que agridem e descontam seus problemas nas pessoas que estão ao seu redor. Outros se medicam por conta própria.
Existe também quem passa a se entorpecer com drogas e os que podem se engajar em comportamentos viciados e destrutivos como, por exemplo, a utilização exagerada e inapropriada de jogos, da atividade sexual ou de comportamentos de auto-risco para si e para os outros.
Tudo isso pode ser muito eficaz para iludir a si mesmo e arrastar seus sofrimentos por mais tempo, mas nunca irão de fato resolver nada de concreto, pelo contrário, vão contribuir para a piora do quadro de angústia, culpa, sensação de vazio, além de outros problemas mais sérios que podem surgir. Quando o mal-estar parece tomar conta da vida, quando a irritação e a ansiedade extrapolam os limites da boa convivência com as pessoas ou quando a tristeza aparece sem motivo aparente e se instala por dias, semanas ou mesmo meses e não parece ter ânimo de ir embora.
Quando algo não vai bem, incomoda, machuca, persiste e não encontramos recursos suficientes em nós mesmos para compreender e enfrentar a situação que está afetando ou impedindo o andamento saudável de nossa vida, podemos buscar um auxílio psicológico. A Psicologia vai buscar um ponto de equilíbrio entre suas emoções, suas razões e seus comportamentos para favorecer atitudes que gerem segurança e bem-estar.
O psicólogo vai escutá-lo e ajudá-lo a identificar suas dificuldades e necessidades, a refletir a respeito delas e de suas causas criando meios para tratar estes conflitos, gerando, assim modificações positivas em sua vida. Alguns benefícios que um bom processo psicoterapêutico poderá trazer: - De início, pode-se dizer que o simples compartilhar desses conflitos já ajuda a aliviar a pressão causadora de sofrimento.
-Em seguida, durante o processo psicoterapêutico, você passará a compreender progressivamente seus conteúdos internos e suas atitudes. Assim, poderá ver as coisas por outros ângulos e enxergar o que antes era desconhecido para você mesmo.
-Será mais fácil, por exemplo, perceber de que forma e em que intensidade você se deixa atingir pelo seu ambiente, pelas pessoas ou por sua história de vida.
-Proporcionará analisar com maior clareza de que maneira você está levando sua vida, como lida com seus limites, sentimentos, frustrações.
-Aumentará sua percepção a respeito de suas qualidades positivas e negativas de forma a poder utilizá-las mais a seu favor.
-Auxiliará na modificação de comportamentos e hábitos prejudiciais.
-Favorecerá a liberação de sentimentos indesejáveis, ilusões, racionalizações e equívocos sobre si mesmo e sobre os outros.
-Resgatará a auto-estima.
-Permitirá a tomada de decisões mais conscientes para sua vida porque ampliará a visualização de outras possibilidades.
-Promoverá a que quebra do círculo vicioso de comportamentos padrão, sentimentos, pensamentos e atitudes que você insiste em repetir e nem se dá conta.
-Ajudará a lidar com as insatisfações e frustrações.
-Cuidará de problemas específicos que lhe estão incomodando, entre outros. A Psicoterapia pode, realmente, lhe trazer muitos destes benefícios, mas é importante que se saiba que isso leva tempo e demanda esforço e disciplina do paciente. É um processo muitas vezes doloroso, mas que traz como recompensa o amadurecimento, crescimento e desenvolvimento pessoal. A procura pelo auxílio de um psicólogo pode se dar pelos mais diversos motivos que vão desde problemas emergenciais muito bem focalizados, orientações e esclarecimentos, dificuldades existenciais ou mesmo pela busca de autoconhecimento. Entre tais motivos podemos destacar: - Perdas (de um ente querido, emprego, separação conjugal, etc).
- Problemas de relacionamento interpessoal com a família, amigos, colegas de trabalho, cônjuge...
- Timidez
- Depressão
- Stress
- Insegurança
- Dificuldades Afetivas
- Incapacidade para lidar com mudanças
- Fobias
- Pânico
- Alterações freqüentes de humor
- Transtorno de ansiedade
- Transtorno obsessivo-compulsivo
- Transtornos alimentares
- Problemas sexuais
- Doenças psicossomáticas
- Problemas de aprendizagem
- Orientação vocacional
- Crises de transição das fases da vida como adolescência, maturidade, envelhecimento, etc
Quanto mais cedo se procura ajuda, mais cedo se diagnostica e se trata o problema. Para que o processo psicoterapêutico se dê de forma satisfatória é preciso saber que o psicólogo não tem sozinho as respostas que você procura e, portanto, não lha dará soluções mágicas.
O sucesso da terapia ocorrerá como resultado do trabalho e do comprometimento do terapeuta e do paciente.
A atitude firme do paciente em querer melhorar é fundamental para o sucesso da terapia da mesma forma que é importante a competência profissional do terapeuta. Quanto à duração do processo psicoterapêutico deve-se dizer que não há um tempo certo para finalizar um tratamento. Cada caso tem suas características próprias, assim como cada pessoa tem um ritmo único e pessoal para lidar com sua subjetividade.
Algumas vezes o paciente chega com uma queixa bem delimitada que em poucas sessões é resolvida e em outros casos os problemas trazidos são mais complexos demandando assim um tempo maior. Cada um tem seu tempo. Ao procurar um profissional é preciso se certificar de que se trata de alguém preparado e que, portanto, tem condições de ajudá-lo de fato. Observe se é formado e se tem registro no Conselho de Psicologia. O paciente deve saber que tudo o que é tratado em psicoterapia mantém-se em sigilo absoluto. Esse é um direito do paciente assegurado pelo Código de Ética Profissional de Psicologia. Além disso, também é importante que você sinta empatia e confiança no seu psicólogo e que se sinta bem e acolhido na clínica em que procurou para fazer terapia.
Não tenha receio de visitar alguns profissionais antes de se decidir por aquele que você mais gostou.
Geralmente a primeira entrevista não é cobrada e é uma boa oportunidade para você tirar suas dúvidas e conhecer o trabalho realizado pelo terapeuta.
Procurar ajuda psicológica é um sinal de coragem e maturidade. É a oportunidade que você se dá para olhar de frente seus problemas e as dificuldades causadoras de infelicidade e sofrimento para aprender a melhor maneira de lidar com elas, se fortalecer, desenvolver seus potenciais, se autoconhecer.
É um investimento na sua qualidade de vida e no seu crescimento pessoal.
Fazer psicoterapia é reservar um espaço e um tempo na sua vida para cuidar de você.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grã-fina é presa ao tentar furtar loja no Shopping Barra

Joana D'arc Emílio Santos, 26, foi presa em flagrante no último domingo (24) após roubar diversos produtos da grife Zara, localizada no Shopping Barra, em Salvador. Ela foi autuada por furto e encaminhada à custódia da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), onde permaneceu até terça-feira (26).

De acordo com informações da 14ª Delegacia da Barra, a acusada, moradora da Mansão Do Verde Vale, na Vitória - área nobre da cidade - entrou no provador da loja, tirou os alarmes das peças e as escondeu dentro de sua bolsa, que também era de grife. Mas foi surpreendida por seguranças na saída do estabelecimento.

Ainda segundo a polícia, a grã-fina foi levada para a Dercca porque a única delegacia com carceragem femenina na capital, a 9ª DP da Boca do Rio, foi interditada após confirmação de surto de meningite.

Joana foi liberada por ser considerada uma cleptomaníaca, impulso de roubar apenas para satisfazer o desejo. O curioso é que o caso não foi parar nas páginas policias como acontece com o pobre que não mora em lugares privilegiados como Joana.

REPORTAGEM CEDIDAS PELO BOCAO NEWS

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Viva a vida intensamente mas sem atropelos, tente sempre corrigir seus erros assim jamais cometar os mesmo erros, agredeça quando for ajudado perdoe sempre assim será perdoado
abrace,seu semelhante ame pra ser amado...

O mundo precisa que as pessoas se entenda para então que a paz possa reinar, vivemos em um mundo tão louco e cheio de maldades precisamos buscar á Deus por que sem ele não somos nada pense nisso !!


me sigam no twitter :@fabianoway
facebook: fabiano medeiros
skype: bibi infinity
seja colaborador da paz participe desta campanha e verá que ser bom

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CULTURA | COMUNIDADE

11 jul 2011 | Era teatro, mas pode chamar de teimosia. No fim de semana um grupo de dez artistas locais encenou "Morre de fome, nas não se entrega" no heróico palco doEreoatá, diminuto espaço que abriga o único Ponto de Cultura de Itinga. A peça, que adota a filosofia do teatro do oprimido de Augusto Boal, é fruto de uma oficina que compõe o estágio de Marcos Moreira, formando em artes cênicas da UFBA. Cheio de recados, o roteiro aborda os problemas da comunidade no dia-a-dia em esquetes despretensiosos, mas eficazes. O protesto maior veio depois da peça, quando o repórter quis explicações para a falta de participação no processo eleitoral do Conselho Municipal de Cultura (CMC), no sábado passado. Ficou a noção de que o segmento confunde o CMC com a gestão municipal e por desencanto dele se afasta. Morre de fome, mas não se entrega.
> © COPYRIGHT VILAS MAGAZINE | FOTO DE ROGÉRIO BORGES EM 10.07.2011
> Marcos Moreira [de verde] e os participantes da oficina: resistência
> © COPYRIGHT VILAS MAGAZINE | FOTO DE ROGÉRIO BORGES EM 10.07.2011
> Osvaldo [dir] e Uell, os palhaços "ninguém" e "todo mundo": recados da realidade social

sábado, 18 de junho de 2011

Despedida de padre miguel da paroquia

Com passagem marcada para este domingo (19) com destino a Áustria, padre Miguel Schelpe se despede da comunidade de Itinga, depois de 19 anos à frente da Paróquia N. Sra Aparecida e Catarina de Sena. “Cheguei aqui feliz com o trabalho que vinha realizar e deixo feliz também porque conseguimos fazer coisas bonitas para a comunidade”, declara o padre que ainda guarda o sotaque da terra natal para onde volta. Ele vai assumir a função de Superior da Casa Premonstratense, ordem dos cônegos regulares à qual pertence, em Viena.

Cônego Michael Bernhard Schelpe foi homenageado pela comunidade e pela prefeita Moema Gramacho, que lhe entregou uma placa em agradecimento aos anos dedicados à paróquia e por sua opção de trabalhar pelos mais carentes. “Sentiremos muita saudade, mas assim como a Áustria o espera de braços abertos, estaremos sempre prontos a recebê-lo quando desejar retornar a Lauro de Freitas”. Moema também desejou a padre Thiago Kern, que assume a paróquia, “que seja tão abençoado quando foi padre Miguel em Itinga”.

Nos quase 20 anos à frente da Paróquia, Padre Miguel implantou 28 comunidades católicas e ergueu igrejas em Areia Branca, Parque Santa Rita e Parque São Paulo, e deixa a igreja de São José em construção na Terraplac. Criou as pastorais da Saúde, do Idoso, da Juventude, grupos de liturgia, evangelização e catequese. Para o sopão, que atende 250 pessoas duas vezes por semana, padre Miguel contava com voluntários, jovens de outros países, que trazia para o trabalho social. ”A comunidade vai manter as ações criadas por ele”, afirma Francisco Santos da Silva.

Foi também com foco social que padre Miguel incentivou a comunidade na criação do Movimento de Moradia, há oito anos, da creche do Parque Santa Rita, que hoje atende 70 crianças, a parceria na creche Irmã Terezinha, que abriga mais de 100 crianças, e a Casa Casa Lar para órfão, em Vida Nova.

texto de : fernanda Anjos

quinta-feira, 9 de junho de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

sábado, 26 de março de 2011

Música é uma das coisas que eu mas gosto

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Solitário


Um dia tão solitário!
E é meu
O dia mais solitário da minha vida
Um dia tão solitário!
Devia ser banido
É o dia o qual não posso aguentar
O dia mais solitário da minha vida
O dia mais solitário da minha vida
Um dia tão solitário!
Não deveria existir
É um dia que nunca sentirei falta
Um dia tão solitário!
E é meu
O dia mais solitário da minha vida
E se você for
Eu quero ir com você
E se você morrer
Eu quero morrer com você
Pegar sua mão
E ir embora
O dia mais solitário da minha vida
O dia mais solitário da minha vida
O dia mais solitário da minha vida
Um dia tão solitário!
E é meu
É um dia do qual estou feliz por ter sobrevivido

domingo, 20 de março de 2011


ESPETÁCULO CINCO CONTRA UM

(DE MARCOS MOREIRA)

DIREÇÃO TONY FERREIRA
QUARTA FEIRA APARTIR DAS 20 :00h NO CINE TEATRO DE LAURO DE FREITAS
ENTRADA FRANCA

terça-feira, 8 de março de 2011

YOU 'RE NOT ALONE (saosin)
você não está sozinho


É justamente como ele
Vagar pelo parque sempre verde
Lentamente procurando
Por algum sinal daqueles que ele era acostumado a amar
Ele diz que ele não tem mais nada para viver
(ele diz que ele não tem nada pra deixar)
E agora eu acho que você saberá

Você não está sozinho
Há mais do que isto, eu sei
Você pode fazer isso
Você viverá para contar

Ela é exatamente como ele
Mimada, estragada, confusa pelas mentiras que ela tem sido alimentada
E ela está procurando por ninguém (do que ela mesma)
Seus olhos ficam verdes e ela parece estar feliz que está aqui
E desta vez eu acho que você saberá

Você não está sozinho
Há mais do que isto, eu sei
Você pode fazer isso
Você viverá para contar

Você não está sozinho
Há mais do que isto, eu sei
Você pode fazer isso

(há mais para se conhecer)

Você não está sozinho
Há mais do que isto, eu sei
Você pode fazer isso
Você viverá para contar

(então me diga)

Você não está sozinho
Há mais do que isto, eu sei
Você pode fazer isso
Você viverá para contar

Você não está sozinho
Você não está, não está sozinho.


sábado, 5 de março de 2011

Não Deixe de Sonhar

Chimarruts

Se alguém te encontrar e perguntar por mim,
Pode dizer que eu vim pra falar
O que ninguém mais fala,
E não quer acreditar...

Quando ouvir alguém dizer que já não sonha mais,
É bom saber que é capaz de morrer,
Quem não tem esperança,
Que não faz nada nascer ..

Preste atenção,
Não abra mão dos próprios sonhos...
Não tem perdão,
Não deixe de sonhar,
Não deixe de sorrir,
Pois não vai encontrar
Quem vá sorrir por ti ..

Se alguém te encontrar e perguntar por mim,
Pode dizer que eu vim pra falar
O que ninguém mais fala,
E não quer acreditar...

Quando ouvir alguém dizer que já não sonha mais,
É bom saber na paz que é capaz de morrer,
Quem não tem esperança,
Não quer fazer nascer ..

Preste atenção,
Não abra mão dos próprios sonhos...
Não tem perdão, não...
Não deixe de sonhar,
Não deixe de sorrir,
Pois não vai encontrar
Quem vá sorrir por ti ..


quinta-feira, 3 de março de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

chimaruts
saber voar



Falar...(falar...)Que bom quando é pra tiSonhar...(sonhar...)Faz a vida mais feliz
E as estrelas que não posso tocarEstão tão pertoEstão no teu olhar
Cantar...(cantar...)Que bom quando é pra tiVer teu sorrisoTambém me faz sorrir
Oh estrela não deixe de brilharMesmo que tão longeSei que ela está lá
Mesmo que eu não te vejaPosso sentir quando pensa em mimÉ como não ver o solMas ter certeza que está la
Transformando a noite em diaTristezas em alegriasE aquilo que era vazioFoi embora pra não voltar mais
Queria saber voarPra lá do alto poder ver vocêTe ver sorrir te ver sonharCoisas lindas quero te dizer
Se um anjo encontrarEu vou pedir pra ele te protegerOh estrela que me faz enxergarQue a vida é linda de viver

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aquilo que é essencial para o ministro de música

Bom, todo ministro de música que quer ter unção em seu ministério precisa de vida de oração, ou seja, intimidade com Jesus, participação fiel na Santa Missa, ler a Palavra diariamente e se possível, fazer um diário espiritual, que com certeza vai ajudar muito no conhecimento bíblico e enriquecer muito no seu conteúdo durante a ministração do grupo


Para conduzir bem um grupo de oração

O ministro de música e o ministério de música precisam estar atentos em tudo o que acontece:

1º.Seja humilde. Converse com as pessoas.
Descubra um pouquinho da vida das pessoas, por exemplo: antes de começar o grupo (e antes do terço) você pode acolher os irmãos que vão chegando e seja simples: converse e pergunte se está tudo bem, como foi a semana, etc. Crie uma aproximidade e já traga a pessoa para um clima fraterno, que é o clima de um grupo de oração.
Se você não puder conversar no começo do grupo, converse no final, por isso, não fique preso somente em cantar e tocar: mas faça de tudo um pouco. Toque, cante... mas converse também. Mostre que você não é melhor que ninguém. Somos todos irmãos... somos todos pecadores... porém, todos amados por Deus.

2º. Um bom animador de grupo ou ministro sempre precisa estar com uma "cara boa". Ou seja, estar de bem com a vida, de bem com Deus e com suas orações em dia.
Explico o porquê: as pessoas que vêm no grupo de oração terão você como referência e "seguirão os seus passos" durante a reunião de oração. Se você demonstrar uma cara carrancuda logicamente não vai querer ver um sorriso de volta.
Então, seja uma pessoa feliz e mostre o quanto você gosta de estar ali no grupo. O quanto você é feliz em louvar e orar a Deus.




Durante a condução do grupo

Olhe para as pessoas!
Parece pouco importante, mas realmente faz a diferença.
Vejo que em alguns grupos de oração os músicos ficam em uma posição um pouco "ingrata", pois acabam ficando escondidos, ou de lado, ou ainda atrás de algumas colunas e tudo isso atrapalha um pouco.
O ideal é que você fique em um lugar visível e que as pessoas vejam que vocês também estão olhando para elas.

Um erro comum que vemos: ministros que começam a tocar as músicas e fecham os olhos. Não que isso seja errado, mas não esqueça que você também precisa olhar o ambiente: ver como estar o grupo. Não fique de olhos fechados do começo ao fim da música. E muito menos comece uma oração e já feche os olhos.
Não! Comece com os olhos abertos: sinta o grupo. Veja como a oração está fluindo e aos poucos se quiser feche seus olhos também. De repente, é a melhor forma que você tem de se concentrar. Mas não se esqueça: é importante que você os veja!
Logicamente você não ficará o tempo todo de olhos abertos, mas é importante por vários fatores:
1 - Se notar algum mal estar ou clima pesado durante a reunião de oração você já pode tomar frente e prosseguir de outra forma.
2 - Observe se todos estão em clima fraterno e de oração. Pode acontecer de você ficar com os olhos fechados e as pessoas estarem no meio da assembléia conversando, se cumprimentando, etc.
3 - Sua dicção não estar 100% audível. Logo, você notará a cara de interrogação no rosto das pessoas. Possivelmente elas não estarão entendendo nada do que você está falando.
Aqui vale uma observação: Teste os microfones e os instrumentos ANTES de começar o grupo.
Os intrumentos não podem ficar mais altos que os microfones, pois o importante é a mensagem que está sendo transmitida.

Voltar


Técnica e Unção

Amigos, aqui precisamos acabar de uma vez com todas com essa história: "o importante é tocar pra Deus e o que vale é a unção".
Eu concordo em partes. Claro que a unção é importante, mas não podemos descartar a técnica dos músicos.
Pois, se tem uma coisa que é desagradável é ouvir alguém cantando fora do tom ou desafinado. Ou pior: um instrumento desafinado, outro em uma afinação e outro em outra. Ninguém merece né?
Coitado dos pregadores, pois muitas vezes vêm cansados do trabalho para pregar no grupo e tudo o que querem é se sentir bem em nosso grupo. E a nossa música é importantíssima.
Por isso, estude música! Seja afinado! Não toque de qualquer jeito.
Seja 100% unção de Deus e seja 100% técnica. Deus merece o melhor (veja o que diz o salmo 33,3).

Todo músico precisa de formação. Não dá para ficar só ali no "arroz com feijão".
É comum ouvir de alguns: "ah, não precisa disso tudo... se você sabe fazer algumas notas, já está bom..."
Pelo amor de Deus irmãos: não se contentem com pouco. Deus nos capacita!! E mais uma vez coitado dos pregadores que vêm e pedem uma música para o momento da pregação e aí nós músicos dissemos: "essa aí eu não conheço". E então o pregador precisa se conformar com outra música ou ainda, puxar no "gogó".
E então outro problema: os músicos até sabem tocar a música ou estão com as cifras em mãos, porém o pregador começa a cantar e vocês percebem que está em outro tom. Hummm.... rsss....
Então irmãos, tudo isso é técnica musical. Precisamos sim ter unção, mas precisamos da técnica também.
Todo mundo gosta de ouvir uma música bem tocada e bem cantada... merecemos isso!

Voltar


Viciados em partituras

Aqui temos outra santa encrenca (rss..): Se possível, tentem aprender as músicas de cor (COR vem do latim: de coração).
Por quê? Porque desta forma você fica mais à vontade também para rezar e beber da graça. E outra: você não será pego de surpresa. Um exemplo comum é se o ministro tinha combinado uma música e chega na hora ele resolve cantar outra. E aí? rss.... É, irmãos.... tentem decorar. Tenho certeza que será de grande importância.
Voltar


Jogo de cintura

Deixem-me explicar o porquê desse nome "Jogo de cintura":
Realmente é preciso jogo de cintura em alguns momentos no grupo de oração. Vou citar alguns casos:
1. Imagina que você está conduzindo um grupo e entra um bêbado na igreja fazendo uma barulheira danada. Como você reagiria?
Logicamente a coordenação do grupo precisa estar preparada para esse tipo de "emergência", mas supondo que você que conduz a oração é desafiado pelo irmão sobre o efeito do álcool. Como desafiado? Por exemplo: o bêbado começa a atrapalhar dizendo que você não sabe tocar ou ainda, uma situação inversa onde ele goste muito da sua musicalidade e comece a bater palmas, etc...
Quem conduz grupo precisa ter muito discernimento e jogo de cintura para parar o momento e pedir com toda a delicadeza e ternura do mundo: pedir que um irmão do grupo acolhe esse irmão e converse com ele. (E enquanto os irmãos da acolhida cuidam disso, você volta a conduzir o grupo normalmente).
Seja simples: converse com os irmãos que estão no grupo como se você não estivesse ministrando. Exemplo:
"Vamos lá irmãozinhos, vamos continuar nossa oração... nosso irmãozinho que acabou de chegar já, já vai estar aqui com a gente de novo cantando e louvando a Deus."
Seja simples, seja verdadeiro: nada de ficar tenso e preocupado com aqueles pensamentos de "E agora, o que faço?"
Não deixe que essas coisas acabem com o andamento do grupo, ok?
Voltar


Dinâmica - Conduza com carisma!

Sabe como deve se conduzir um grupo de oração? Com amor! Com prazer! E claro, com discernimento.
Como disse acima, todo músico precisa de formação, por isso busque. Uma dica aqui é você fazer a EPA (Escola Paulo Apóstolo). Vai ajudá-lo muito.
Então, vamos aos exemplos:
Suponha que está para começar a animação e as pessoas estão dispersas (e geralmente no fundo da igreja).
Nunca dê broncas ou chame a atenção do povo (lembre-se que somos irmãos). Chame com alegria, procure cativar. Se for o caso, já comece a tocar uma música que fale de paz e fraternidade. Assim, eles terão o tempo suficiente para conversar algumas coisinhas e já vão entrando no clima do louvor.
Outra dica super interessante é você pedir para os irmãos virem para frente e darem as mãos, pois será feito um momento de oração. O segredo aqui é o seguinte: fazer uma oração breve e pedir para eles soltarem as mãos. Desta forma você conseguiu trazer todos para os bancos da frente.
Nada de forçar ninguém. Sempre convide com carinho.

Tenha discernimento: Toda a condução do grupo deve ser de acordo com o RHEMA. (Rhema é a direção que o Senhor colocou para o grupo de oração - é o caminho que devemos seguir).
O ministro de música deve estar em sintonia com o tema da pregação e com todos que estão no grupo, em especial o pregador.
Tenha discernimento na forma de conduzir: não seja uma pessoa cansativa, que só fala, fala e fala.... ou reza, reza e reza...
É importante cantar SIM, mas também não fique só cantando... é preciso mesclar de tudo um pouco.
Imagine as pessoas que vêm no grupo e não tem vida de oração intensa. Elas vão se sentir cansadas. E pense no seguinte: você gostaria de ir em um grupo de oração e se sentir cansado? Claro que não, né? Por isso, seja dinâmico, tenha discernimento. Perceba se em algum momento você está sendo repetitivo ou monótono. As pessoas querem se sentir bem, lembre-se disso.
Cante, converse com elas. Mexa com as pessoas. Reze com elas. Não fique só você rezando e, muito menos, deixe-as rezando sozinhas.

Quando pedir para os irmãos levantar as mãos por exemplo, lembre-se que deve pedir para abaixá-las depois. Não esqueça o irmão com os braços levantados e doendo.
Da mesma forma se pedir para fecharem os olhos, lembre-se de pedir para abrir os olhos novamente.
Parece coisa boba, mas não é. Pense nas pessoas, tenha cuidado com elas. Imagine que poderia ser você ali com os olhos fechados do começo ao fim do grupo.

Outra situação: Muito cuidado ao pedir para os irmãos ficarem de mãos dadas. Por quê? Porque você pode provocar o ciúme de uma esposa ou esposo.
De repente, uma jovem que está carente pode se apegar a um jovem, e aí já viu... imagina se esse jovem tiver namorada... Aí complica mais ainda.
Ciúmes à parte, tem outro fator: e se estiver aquele calor e pessoa (assim como eu) tiver problema de suar as mãos? Será com certeza uma situação desagradável... (assim como já fiquei muitas vezes).
Mais uma coisa: quando pedir para os irmãos ajoelharem durante o grupo lembre-se que muitos não podem ficar ajoelhados por muito tempo.
Sempre avise que aqueles que não puderem ajoelhar, podem se sentar ou ficar em pé.
Homens e mulheres juntos: Evite montar duplas de oração, onde homens podem ficar com mulheres. Procure deixar mulher-com-mulher e homem-com-homem. Assim, evitamos qualquer situação embaraçosa.


Voltar


Formas de animar e conduzir: Primeiro: estude a letra das músicas que você vai tocar. Conduza para você mesmo e ENTENDA do que a letra está falando. Assim, você terá intimidade com aquilo que está ministrando.

1. Use trechos da bíblia: Leve as pessoas a imaginar e vivenciar algumas passagens bíblicas. Exemplo: o encontro de Jesus com Zaqueu ou Jesus conversando com algum discípulo, etc.
2. Crie um ambiente agradável: Não é bom fazer sempre, mas você pode de vez em quando pedir para os participantes imaginarem que estão em um lugar agradável. E a partir daí, desenvolva a oração.
3. Use a letra das músicas: Peça para as pessoas prestarem atenção na letra de algumas músicas. E você pode ir trabalhando em cima disso, à partir do que diz a letra da música.
4. Orando juntos: Para que as pessoas orem é necessário que você que conduz o grupo, ore também. Não fique apenas pedindo para os irmãos rezarem. Lembre-se de dar o exemplo. Funciona como uma engrenagem: se você orar eles irão orar também. E se eles orarem você também se sentirá motivado a orar. Só não esqueça que é preciso tomar cuidado para não ser cansatio e passar o grupo inteiro só em oração. Há pessoas que não estão acostumadas com esse ritmo.


Enfim, há uma variedade de formas de se conduzir um grupo de oração. E espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços
Jorge

Aprendendo a ser artista



Artista que é artista se apresenta diante de 3 pessoas ou de 3 mil...

Ouça com o ouvido e com o coração. A Palavra de Deus, mais do que compreendida, deve ser digerida, pois nem tudo entenderemos. Nem o próprio Jesus sabe o dia que Ele virá, mas só o Pai. E este dia nos traz uma verdadeira expectativa. Ele está chegando, devemos esperar com ânimo, com arte.
Eu sou um padre artista, sempre fiz "arte" desde criança. Artista não escolhe ser artista, ele nasce. Ser artista é uma sina, não é escolha. Todo artista é um relâmpago. Você é o relâmpago de Deus com 10% de inspiração e 90% de transpiração.
Vendo as pessoas encenando tudo igual e perfeito, vi que foi puro suor e trabalho. Precisamos ter o Espírito, mas também transpirar, praticar a arte de ser cristão. O artista é esse relâmpago de que nos falava a palavra de Deus. Ele não é uma hidrelétrica, pois quem é, é a Igreja. Ela é luz para o mundo, por essa luz ela ilumina o mundo.
Tem gente que deixa a sua arte relâmpago causar morte. Não come, só vive para a arte. Já vi muitos artistas com o poder de tal arte destruir um ministério. Eu sempre disse para os ministérios que eu acompanhei: "Deus tem um plano bem maior para você, que vai além da fantasia. Há a realidade".
Dois relâmpagos não se cruzam. Assim acontece com os artistas. Muitos, quando se encontram, saem faísca. No teatro, existe uma expressão que é tida como boa intenção: "dar a vez". Há muito artista que quer tomar o lugar de Jesus, mas o que importa é que "Ele cresça e eu diminua" (cf. Jo 3,30). Fique feliz se num momento você for esquecido, mas Deus for louvado.
O artista verdadeiro é aquele que não busca migalhas de palmas. Artista que é artista se apresenta diante de 3 pessoas ou de 3 mil. Não faz diferença diante de você a quantidade de público. O artista não depende do salário afetivo que recebe. O artista vive o mistério da solidão da clausura.
O momento de se preparar para apresentar é um momento de solidão acompanhada por Deus. Artista que não reza antes, apresenta o seu querer e não o de Deus. Você é o palco de Deus e, por isso, sua inspiração, muitas vezes, toma conta de você.
A inspiração tem, muitas vezes, começo, meio e fim, mas depois precisa ser trabalhada na transpiração. A arte é ecumênica.
Todo artista passa por um tempo de des-inspiração. Nessas horas, faça o que Maria disse: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (cf. Jo 2,5). Vai rezar.

Um dia, teremos pessoas com arte nova, sem mediocridade, que sabe dar de si porque não se pertencem. Relâmpagos de Deus que vão clarear o mundo com nossa arte, que um dia se transformará em salvação.

Padre Joãozinho
Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus

domingo, 20 de fevereiro de 2011







"DIVULGAÇAO DE EVENTOS"

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Entao seguirei em frente, e nao olharei para traz pois o passado nao importa vou viver o futuro que, está por vir
sigo em frente...
fabiano medeiros
Siga em Frente (carry on)
(Angra)

Mente simplória,
Pois agora você sucumbe
Nada muda o seu caminho
Esse mundo insiste em ser o mesmo
Baseado em nossos erros
As flores desaparecem ao longo da estrada
Não feche os olhos,
Pois a solidão torna-se a lei
de uma vida sem significado
Siga os seus passos e você descobrirá
Os caminhos desconhecidos estão na sua cabeça
Não precisa de mais nada além de seu orgulho
para chegar lá...[Vá!]
Agora temos que enfrentar um novo dia
Você não estará sozinho
Essa vida está nos forçando a ficar
- Por quanto tempo?
Frio é o vento e o soar do trovão
numa noite de tempestade
Mas veja bem, eu estou ao seu lado
Estamos marchando em frente!
Siga os seus passos e você descobrirá
Os caminhos desconhecidos estão na sua cabeça
Não precisa de mais nada além de seu orgulho
para chegar lá...
Então, siga em frente,
A vida tem um sentido
Que algum dia poderemos descobrir...
Siga em frente, é hora de esquecer
Os restos do passado para seguir em frente
Siga os seus passos e você descobrirá
Os caminhos desconhecidos estão na sua cabeça
Não precisa de mais nada além de seu orgulho
para chegar lá...
Então, siga em frente,
A vida tem um sentido
Que algum dia poderemos descobrir...
Siga em frente, é hora de esquecer
Os restos do passado
Então, siga em frente,
A vida tem um sentido
Que algum dia poderemos descobrir...
Siga em frente, é hora de esquecer
Os restos do passado
Siga em frente, é hora de esquecer
Os restos do passado, para seguir em frente
Os restos do passado, para seguir em frente
Os restos do passado...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

EU QUERIA QUE ESTA FANTASIA FOSSE ETERNA QUEM SABE UM DIA A PAZ VENCE A GUERRA E VIVER SERÁ SO FESTEJAR....

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O SAPO O ESCORPIÃO E A PAIXÃO

CATEDRAL


Um sapo ouviu de um escorpião
Um pedido meigo de grande emoção
Me ajude, não posso atravessar
Esse lago pro lado de lá

Mas ao mesmo tempo ele relutou
Como poderei eu em ti confiar
Como saberei se não vais deixar
Seu veneno em meu coração

A paixão é assim
Queremos confiar
Mas nós sabemos que
Ela pode enganar

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quero agradecer á todos pelo o carinho que tiveram comigo e também as pessoas que deixou seu feliz ano novo em minha página do orkut, fico grato desejo o tudo em dobro neste ano galera quem quiser me add no orkut

ORKUT: fabianoorelha@yahoo.com.br
MSN: fabiano_medeirosway@hotmail.com